» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Brasil terá 6 pentatletas no Pan de Santo Domingo

01/07/2013 16h47
CBPM


Nos dias 12 e 13 de julho, nomes do Rio de Janeiro, Pernambuco e São Paulo vão competir na República Dominicana; delegação viaja no próximo dia 10

Vai começar mais um desafio internacional para os pentatletas brasileiros. Desta vez, a disputa é continental e vai acontecer em Santo Domingo, na República Dominicana. Nos próximos dias 12 e 13 de julho, a cidade que sediou há 10 anos os Jogos Pan-Americanos de 2003 vai sediar uma das principais competições do calendário regional do Pentatlo Moderno: o Campeonato Pan-Americano da modalidade.

Além do Pan-Americano, os resultados do torneio em Santo Domingo também valerão para o Campeonato Norceca, voltado para os países das Américas do Norte, Central e do Caribe. Além disso, o torneio vai realizar uma edição ‘open’ para receber pentatletas de outros continentes. O Brasil terá seis nomes nessa disputa “três em um”: Brenna Lima e Priscila Oliveira, no feminino, e Danilo Fagundes, Enrico Ortolani, Felipe Nascimento e Luis Magno, no masculino. Todos eles viajam para a capital dominicana na próxima quarta-feira, 10. 

“É uma prova importante para nossos atletas, pois vale pontos para o ranking mundial, além de ser uma ótima disputa com bom nível técnico em termos de América. Os treinamentos estão intensos e a competição será encarada como um evento importante, que vale pontos preciosos no ranking”, conta Michael Cunningham, coordenador-técnico da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) em Recife.

Michael irá acompanhar os nossos pentatletas em Santo Domingo. Ele explica a mecânica de realização do Pan-Americano de Pentatlo Moderno pelos países do continente.

“Todos os anos é obrigatória a realização dos campeonatos Norceca e Sul-Americano. Para fins de ajustes logísticos e para facilitar na organização, existe um revezamento para o Pan-Americano, que um ano é realizado junto com o Norceca e outro junto com o Sul-Americano. Este revezamento é puramente para facilitar na logística do evento, pois numa mesma estrutura e data são realizados dois eventos, porém com premiações separadas para cada região geográfica”, Michael detalha.

Em Santo Domingo, tanto na disputa feminina quanto na masculina, os pentatletas vão encarar as cinco provas do Pentatlo Moderno no Centro Olímpico Juan Pablo Duarte (esgrima e natação) e no Complexo Palmarejo (hipismo e evento combinado de tiro e corrida). A estreia é das mulheres no primeiro dia do torneio, 12 (sexta-feira).

Priscila Oliveira, que tem dois bronzes no Pan da modalidade (2006 e 2010), chega a Santo Domingo pronta para encarar a sua sexta disputa internacional em 2013. Somente no primeiro semestre deste ano, a pernambucana participou de três das quatro etapas da Copa do Mundo (EUA, Brasil e China) e esteve na Final da Copa do Mundo e na Copa Kremlin, ambas na Rússia,

“O primeiro semestre foi bem intenso, uma verdadeira maratona, com competições de altíssimo nível. Acredito que participar desses torneios é uma oportunidade única e tudo está sendo muito proveitoso. A cada competição adquiro mais experiência e, assim, tenho como buscar melhoras futuras”, projeta a pentatleta de 24 anos. 

Priscila terá ao seu lado no dia 1 sua companheira do centro de treinamento da CBPM em Recife, Benna Lima. Oficialmente da categoria Júnior (para pentatletas de 17 e 18 anos), Brenna vai encarar sua terceira disputa Sênior neste ano. 

“Os treinamentos estão tranquilos e focados na competição. Sei que a disputa será muito difícil, pois vou competir com mulheres mais experientes. Mas apesar disso, estou muito feliz, já que vou adquirir experiência”, se anima Brenna, que disputou duas etapas da Copa neste ano, em fevereiro nos Estados Unidos e em março no Brasil.

Estreia e retorno

Já no masculino, o número 1 do ranking nacional, Danilo Fagundes, espera repetir o bom desempenho que vem apresentando nas últimas competições das quais tem estado. Depois de participar de três etapas da Copa do Mundo (EUA, Brasil e Hungria), o carioca chega a Santo Domingo com o título de vice-campeão Pan-Americano de 2012, conquistado na Argentina. No torneio, o pentatleta ainda é dono do bronze no revezamento masculino da edição de 2010, conquistado ao lado do conterrâneo William Muinhos.

Também com o colega de treinamento, em 2011, ele subiu no pódio do Campeonato Norceca para ganhar a medalha de prata no evento que serviu de teste para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, naquele ano, no México.

“Está sendo maravilhoso competir tanto assim. Conhecer os adversários será fundamental no futuro. Os treinos estão bem intensos e espero desta vez ganhar. Tento sempre melhorar minhas marcas a cada competição e vou forte nesta”, diz o pentatleta de 25 anos.

Enquanto Danilo representa a experiência da delegação brasileira que vai competir no Pan-Americano de Santo Domingo, um paulistano começa a conquistar seu lugar ao sol na modalidade. Praticante do esporte há quatro anos, Enrico Ortolani terá a oportunidade de fazer sua primeira viagem internacional para competir ao embarcar para a República Dominicana.

Enrico já esteve em eventos internacionais da modalidade, mas em solo brasileiro, nas etapas da Copa no Brasil em 2012 e 2013. Com os recém 30 anos de idade feitos na última segunda, 1º, o pentatleta está muito animado para sua estreia fora do país.

“É um grande marco para minha carreira e estou com ótimas expectativas para a competição. Além disso, vai ser uma ótima oportunidade para ganhar experiência em torneios internacionais. Estou indo, primeiramente, para buscar minhas melhores marcas. É difícil dizer como espero estar classificado, mesmo porque ainda não sei quem serão meus adversários.”, ressalta Enrico.

O Pan de Santo Domingo também será um marco para Luis Magno, que volta às arenas do Pentatlo Moderno depois de dois anos. O Primeiro-Tenente do Exército Brasileiro e que treina pela Comissão de Desportos do Exército no Rio de Janeiro (CDE-RJ) esteve afastado da modalidade por causa da dedicação exclusiva de um curso de instrutor de Educação Física que fez na Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx), na capital fluminense.

“Ficar afastado tem seus aspectos positivos e negativos. Com certeza é ruim ficar longe das competições e da rotina dos treinamentos, pois isso nos faz bem. Porém, ao mesmo tempo, foi um bom ano para descansar e pensar em tudo que fiz durante esses três anos intensos de treinamento. Com certeza foi um tempo para amadurecimento”, analisa o pentatleta de 25 anos.

Nascido em Campinas, no interior de São Paulo, e morador de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, Luis Magno representou o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de 2011, no México. Agora, em Santo Domingo, o pentatleta espera retornar a sua forma física de dois anos atrás.

“A volta tem sido muito boa. Estou tendo uma evolução bem interessante e estamos trabalhando em um novo método de treinamento. Espero poder atingir meus índices de 2011 e logo mais ultrapassá-los. Com certeza um aspecto importante é o amadurecimento profissional que tem me proporcionado um retorno mais rápido. Espero que isso prossiga até os Jogos Olímpicos de 2016”, projeta o pentatleta.

O quarto pentatleta brasileiro que vai se juntar a Enrico Ortolani, Danilo Fagundes e Luis Magno no Pan-Americano de Santo Domingo é Felipe Nascimento. Assim como Brenna Lima, o pernambucano vai competir em uma categoria superior à sua. Diferentemente dela, aos 20 anos de idade, ele é Júnior (19 a 21 anos). Mas o pentatleta compartilha das palavras da colega de treinamento quando o assunto é adquirir experiência na República Dominicana.

“Para mim é muito importante estar lá porque estarei competindo com os melhores e mais experientes. Isso é de extrema importância para minha formação com pentatleta”, ele destaca.

CALENDÁRIO DO PAN DE SANTO DOMINGO

12 de julho (sexta-feira): Disputa Feminina
13 de julho (sábado): Disputa Masculina

BRASILEIROS NO PAN DE SANTO DOMINGO

Feminino
Brenna Lima
Priscila Oliveira

Masculino
Danilo Fagundes
Enrico Ortolani
Felipe Nascimento
Luis Magno

 


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro