» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Brasil terá 3 nomes na Copa do Mundo da Hungria

23/04/2015 17h45
CBPM


Quarta e última etapa do torneio começa na próxima quinta, 30, e vai até o dia 3 de maio, em Kecskemét

Na próxima quinta-feira, 30, a Copa do Mundo de Pentatlo Moderno dá início a sua quarta e última etapa em Kecskemét, na Hungria. Durante cinco dias, mais de 150 pentatletas de cerca de 30 países vão se enfrentar para conquistar os últimos pontos que vão levar os 36 melhores pentatletas dentre todas as qualificações para a grande Final do torneio em junho, na Bielorrússia. Na disputa no país europeu estarão três brasileiros: Priscila Oliveira, no feminino; e Felipe Nascimento e William Muinhos, no masculino.

Presença certa no calendário anual de disputas do Pentatlo Moderno, a Hungria volta a sediar pelo sétimo ano consecutivo uma etapa da Copa do Mundo da modalidade. No ano passado, Kecskemét também realizou a quarta qualificação.

Os pentatletas que vão participar das disputas na Hungria nos próximos dias vão competir nas seguintes arenas: Messzi István Sportcsarnok (esgrima), Kecskeméti Sportuszoda (natação) e Benkó Zoltán Szabadidő Központ (hipismo e evento combinado de tiro a laser e corrida).

Número 1 do ranking nacional, Felipe Nascimento, 21 anos, esteve presente em todas as etapas da Copa do Mundo deste ano. O jovem pentatleta comemora o desempenho que teve na qualificação passada, no início do mês, na Itália.

“Tive uma melhora satisfatória na minha esgrima e foi meu melhor resultado nesse ano dentre as etapas das quais participei”, ele celebra e se diz satisfeito pela Hungria sediar a última etapa da Copa do Mundo da temporada. “Minha primeira Final em um Campeonato Mundial Júnior foi lá. Então, espero que o país me traga sorte outra vez para conseguir a Final mais uma vez”, o pernambucano relembra o feito alcançado em 2013, na cidade de Székesfehérvár.

Quem também esteve presente nas três etapas da Copa do Mundo já realizadas e voltará a competir ao lado de Felipe é William Munhos, 21. Na segunda qualificação do torneio, em março, no Egito, o carioca chegou a quebrar o recorde mundial do tiro, mas teve sua marca derrubada pelo alemão Manvin Dogue.

“Agora na Hungria, acho que será mais uma etapa fortíssima devido a boa estrutura que escuto falar sobre o local. Já competi no país, mas não foi na mesma cidade”, o carioca relembra do Mundial Júnior de 2013, quando quebrou pela primeira vez o recorde mundial Junior de tiro. “Mantive a preparação focando a competição alvo normalmente. Não mudei para esta etapa. Quero mais uma vez melhorar as minhas marcas e mostrar que o grupo masculino do Brasil também está vindo forte”, ele acrescenta.

Nossa única representante na disputa feminina da Copa da Hungria, Priscila Oliveira, 26, teve um bom desempenho nas etapas anteriores do torneio. Dos três eventos, ela esteve presente em duas finais, ficando em 26º na primeira etapa, em fevereiro, nos Estados Unidos, e 30º na Itália, no início do mês. Na etapa egípcia, ela não conseguiu estar entre as finalistas.

Dentre os três brasileiros que vão competir na Copa da Hungria, Felipe e William foram revelados no PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Pernambuco para a descoberta e formação de novos nomes na modalidade. Eles também fazem parte do Programa de Alto Rendimento da Força Aérea Brasileira como Terceiro Sargento da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA).

Todos os três pentatletas recebem o benefício da Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte. Priscila ainda faz parte do Programa de Alto Rendimento do Exército Brasileiro como Terceiro Sargento da Comissão de Desportos do Exército (CDE) e integra o Time Brasil, do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

PROGRAMAÇÃO DA COPA DA HUNGRIA

Quinta-feira (30 de abril): Qualificação Feminina
Sexta-feira (1º de maio): Qualificação Masculina
Sábado (2 de maio): Final Feminina
Domingo (3 de maio): Final Masculina
Segunda-feira (4 de maio): Revezamento Misto

 


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro