» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Brasil tem 6 pentatletas nos Jogos Sul-Americanos

05/03/2014 17h57
CBPM


Modalidade estreia no torneio neste sábado, 8, reunindo 35 pentatletas de 8 países; disputas começam entre as mulheres e vão até segunda

No próximo sábado, 8, será dada a largada para o Pentatlo Moderno nos Jogos Sul-Americanos Santiago 2014, que começam oficialmente nesta sexta-feira, 7. No segundo dia do torneio, a modalidade olímpica vai realizar seu primeiro evento, a disputa entre as mulheres. Até segunda, 35 pentatletas de 8 países vão se enfrentar nas provas de esgrima, natação, hipismo e do evento combinado de tiro a laser e corrida. O Brasil será representado por seis de seus principais pentatletas: Larissa Lellys, Priscila Oliveira e Yane Marques, no feminino; e Danilo Fagundes, Felipe Nascimento e Luis Magno, no masculino.

Eles ocupam os primeiros lugares do ranking brasileiro de Pentatlo Moderno e, assim como os demais pentatletas, vão encarar as provas da modalidade na Escola Militar de Santiago, mesmo local que sediou o último Campeonato Sul-Americano da modalidade, em outubro passado. Dos seis brasileiros, cinco estiveram na primeira etapa da Copa do Mundo, no último fim de semana, no México. Apenas Luis Magno não participou da competição que inaugurou o calendário internacional de provas da modalidade.

Os brasileiros que estiveram em Acapulco foram direto para a capital chilena para participar dos Jogos Sul-Americanos. Yane Marques, que até a paralisação do torneio na cidade mexicana era a melhor brasileira na disputa, chegou a Santiago feliz por estar presente na primeira vez que o Pentatlo Moderno participa da competição continental.

“Acho a estreia do Pentatlo Moderno nos Jogos Sul-Americanos excelente. Não tem como eu pensar diferente. O esporte precisa disso”, declara a quinta colocada do ranking mundial da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM), que ainda fala de sua posição na relação mirando os Jogos Olímpicos Rio 2016. “Tenho e quero estar bem na ocasião dos Jogos. O ranking de agora reflete o resultado de muito trabalho e que seja assim até 2016. Ate lá, tem muito suor pra derramar ainda”, Yane analisa.

Na disputa de que participará neste sábado, Yane, Larissa e Priscila vão enfrentar outras 12 pentatletas de seis países (Argentina, Chile, Equador, Panamá, Peru e Venezuela). As grandes adversárias das brasileiras são as argentinas Ayelen Zapata, atual campeã Sul-Americana, Pamela Zapata e Aielen Cisneros.

Com o excelente 18º lugar no ranking mundial, Priscila Oliveira também está animada com a participação nos Jogos Sul-Americanos do Chile. A pernambucana teve uma ótima temporada em 2013 e torce para repetir os bons resultados neste ano.

“Acredito que o Pentatlo vá fazer a diferença nos Jogos já que é uma modalidade tão diferenciada e atraente. A competição terá os melhores atletas sul-americanos e com certeza será bastante disputada, alcançando os objetivos dos Jogos tão importantes”, diz a atual vice-campeã Sul-Americana.

Larissa, Priscila e Yane foram formadas no centro de treinamento da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) em Pernambuco. As três recebem o benefício da Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte e integram o programa de Alto Rendimento do Exército Brasileiro como Terceiro Sargento da Comissão de Desportos do Exército (CDE). Yane ainda integra o Time Brasil, do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Vagas para Toronto 2015

Além das nove medalhas em jogo nos três eventos, o Pentatlo Moderno nos Jogos Sul-Americanos Santiago 2014 também vai distribuir algumas vagas para os Jogos Pan-Americanos de 2015, em Toronto, no Canadá. Todos os oito países que vão participar das disputas na capital chilena já terão garantidos duas vagas para o torneio na cidade canadense (uma em cada gênero). Ou seja, das 50 vagas do Pentatlo Moderno para Toronto 2015, 16 já saberão para quais países estarão reservadas.

Animado com sua primeira competição em 2014, Luis Magno espera manter os bons resultados que teve em 2013, quando se tornou vice-campeão Brasileiro. O pentatleta mira uma evolução no evento combinado de tiro a laser e corrida que, para ele, “ficou a desejar na última temporada”.

“Estou muito animado com a oportunidade de representar novamente o Brasil em uma competição dessa importância. Espero corresponder às expectativas”, ele torce.

Luis e os demais brasileiros no Chile vão encarar a disputa masculina no domingo, 9, contra 17 pentatletas de sete países (Argentina, Chile, Equador, Panamá, Peru, Uruguai e Venezuela). Dentre os seus adversários, se destacam o chileno Esteban Bustos, que participou dos Jogos Olímpicos de Londres e é o atual campeão Sul-Americano; os argentinos Emanuel Zapata, bronze no último Sul-Americano, Sergio Villamayor e Nicolás Silva; e o equatoriano David Ruales.

O brasileiro Felipe Nascimento vai reeditar a disputa que o levou ao vice-campeonato Sul-Americano do ano passado. O pernambucano de 20 anos é fruto do PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno mantém no Rio de Janeiro, em Pernambuco e em São Paulo para a descoberta e formação de novos nomes na modalidade. Oficialmente da categoria Junior – para pentatletas de 19 a 21 anos – o brasileiro se diz “muito animado” com sua presença em Santiago 2014.

“Não imaginava que a estreia do Pentatlo Moderno nos Jogos Sul-Americanos já ia acontecer neste ano. Achei uma ótima surpresa e isso só me incentiva ainda mais a fazer o meu melhor”, ele conta.

O número 1 do ranking nacional, Danilo Fagundes, também está animado com a disputa que vai encarar nesta que é a décima edição dos Jogos Sul-Americanos.

“Acho que o Pentatlo deveria estar nos Jogos Sul-Americanos desde a primeira edição do torneio, mas fico feliz de entrar, tarde, mas entrar”, o carioca avalia.

Assim como Larissa, Priscila e Yane, Danilo e Felipe também fazem parte da Bolsa-Atleta do governo federal. Com o trio pernambucano, Luis Magno integra o programa de Alto Rendimento do Exército Brasileiro como Primeiro Tenente da Comissão de Desportos do Exército (CDE).

Brasileiros nos Jogos Sul-Americanos Santiago 2014:

MULHERES
Larissa Lellys
Priscila Oliveira
Yane Marques

HOMENS
Danilo Fagundes
Felipe Nascimento
Luis Magno

Calendário do Pentatlo Moderno em Santiago 2014:

Sábado (8 de março): Disputa Feminina
Domingo (9 de março): Disputa Masculina
Segunda (10 de março): Revezamento Misto

 

 


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro