» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Brasil tem 18 atletas no Pan/Sul-Americano da Argentina

Disputas começam nesta terça-feira, 14, em Magdalena, e seguem até sábado, 18

14/12/2021 12h37
Odenir Fonseca

O Brasil estará presente no Campeonato Pan/Sul-Americano de Pentatlo Moderno, que começa nesta terça-feira, 14, em Magdalena, na Argentina. Até sábado, 18, cerca de 100 pentatletas de todo o continente vão se reunir na cidade que fica na província de Buenos Aires para o principal torneio da modalidade nas Américas. Dentre eles, estão 18 brasileiros.

Dentre os pentatletas brasileiros estão os quatro que representaram o país na primeira edição dos Jogos Pan-Americanos Júnior, Cali 2021, que se encerraram no último dia 5. Pouco mais de uma semana após o torneio na Colômbia, Ana Clara Bezerra, 15, Marcela Mello, 17, Matheus Nobre, 20, e Matheus Romanelli, 20, voltam às arenas da modalidade olímpica para uma nova disputa.

Nobre e Romanelli vão participar das provas da categoria Júnior, para pentatletas com até 21 anos. Nobre compete na Argentina após conquistar o bronze na disputa individual de Cali 2021.

“Fiz uma competição muito boa em Cali. Consegui introduzir o que venho treinando e estava preparado para a ocasião. Como as duas competições ficaram muito próximas uma da outra, só tive tempo de reparar alguns erros para consertá-los agora”, conta Nobre, que no último Sula, em 2019, no Uruguai, foi prata individual e ouro por equipe, ambos na categoria Sub-19.

Colega de treinamento de Nobre no Rio, Matheus Romanelli terá que superar, também como em Cali 2021, uma lesão no calcanhar direito. Assim como Nobre, ele também já competiu em Magdalena, na edição de 2018 do Pan/Sul-Americano Júnior e Sub-19 daquele ano.

“Gostei da edição deste ano ser novamente em Magdalena, porque é mais perto de casa, o voo é mais rápido e aqui a gente já conhece bastante o local”, comemora Romanelli, que foi ouro individual, ouro no revezamento misto e ouro por equipes Sub-19 no último Sula, realizado em 2019, em Buenos Aires.

Marcela Mello também terá que encarar uma disputa a mais, além da natação, esgrima, hipismo e laser-run (tiro a laser e corrida) na Argentina. Há cerca de um mês e meio, a carioca teve uma grave lesão ao cair do cavalo durante o treinamento e desde então vem se tentando superá-la.

“É a quarta vez que venho para a Argentina, terceira para Madgalena. É uma cidade muito boa, com boa hospedagem, um lugar aconchegante. Então, me sinto em casa estando aqui. Já a preparação para a prova foi um tanto complicada, porque foi seguida de Cali. Tive uma semana até vir para cá e nessa semana tive que focar no tratamento”, conta Marcela, ouro individual, ouro no revezamento e ouro por equipes Sub-19 no Sula de 2019.

Caçula da delegação brasileira em Magdalena, Ana Clara Bezerra participará pela primeira vez do Campeonato Pan/Sul-Americano de Pentatlo Moderno. Na Argentina, a pernambucana vai competir pelas categorias Sub-19 e Júnior.

“É minha primeira viagem para a Argentina. Então, estou com muitas expectativas para essa competição. Meus treinamentos foram fortes, desde a preparação para Cali. Espero dar meu melhor e fechar esse ano com chave de ouro”, projeta Ana Clara.

Experientes

Já entre os pentatletas mais experientes, o Pan/Sula da Argentina promete disputas de alto nível, com a presença dos principais nomes do continente no Pentatlo Moderno. Dentre os brasileiros, Danilo Fagundes chega à Argentina pouco mais de uma semana depois de receber o troféu de Melhor Pentatleta do Prêmio Brasil Olímpico. Foi a segunda vez que o carioca foi agraciado com o título; a primeira foi em 2017.

Na atual temporada, Danilo esteve muito próximo de representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio, que teve a participação da pentatleta Ieda Guimarães, 21. Na qualificação para as Olimpíadas do Japão, o carioca chegou aos 78 pontos no ranking que a União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) fez para encerrar o sistema de qualificação, ficando a apenas 10 pontos de garantir a vaga.

“Fiz minha preparação para o Pan/Sula na Itália, onde tenho treinado e espero voltar para casa com medalha”, vislumbra Danilo, que é o atual líder do ranking nacional.

O atual campeão Brasileiro, Felipe Nascimento, é mais uma estrela do Pentatlo Moderno do continente a participar do Pan/Sula da Argentina. Representante do país em Rio 2016, o pernambucano volta à Argentina depois de conquistar o bronze no revezamento misto no Sul-Americano de 2019.

“A Argentina é um bom local para competir, perto do Brasil. O clima também está bom. Mantive os treinamentos após o Brasileiro para ter um bom resultado agora. Espero fazer uma boa esgrima e um bom laser-run. Quero fazer o meu melhor e vou em busca da medalha”, destaca Felipe,

Dos 18 pentatletas que vão representar o Brasil no Pan/Sula da Argentina, 16 foram revelados no PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém para a revelação e formação de novos nomes na modalidade olímpica. Treze deles recebem o benefício da Bolsa Atleta, do Ministério da Cidadania.

Danilo Fagundes, Isabela Abreu, Matheus Nobre, Matheus Romanelli, Bianca Cavalcanti, Felipe Nascimento, Stephany Saraiva, Victor Aguiar e William Muinhos ainda fazem parte do Programa de Alto Rendimento das Forças Armadas. Os quatro primeiros pela Comissão de Desportos do Exército (CDE), Felipe e William pela Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA) e Bianca, Stephany e Victor pela Comissão de Desportos da Marinha (CDM).

Na Argentina, nossa delegação é comandada por Fábio Corrêa, coordenador técnico da CBPM no Rio. Ele está acompanhado de Almir Claudino, coordenador técnico da CBPM em Recife, Erick Nascimento, técnico de hipismo do CT da CBPM no Rio, e Edileuzimar Santos, técnica de corrida do CT da CBPM no Rio.

DELEGAÇÃO BRASILEIRA

Feminino
Priscila Oliveira – 33 anos
Bianca Cavalcanti – 26 anos
Isabela Abreu – 26 anos
Stephany Saraiva – 26 anos
Marcela Mello – 17 anos
Ana Clara Bezerra – 15 anos
Maria Eduarda Costa – 15 anos

Masculino
Danilo Fagundes – 33 anos
Felipe Nascimento – 28 anos
William Muinhos – 28 anos
Gabriel Sasaqui – 25 anos
Victor Aguiar – 24 anos
Matheus Nobre – 20 anos
Matheus Romanelli – 20 anos
Andrey Mariano – 17 anos
Nicholas Medeiros – 17 anos
João Victor Acioly – 16 anos
Rômulo Bandeira – 15 anos

CRONOGRAMA DO PAN/SULA

14 de dezembro (terça): Individual feminina e masculina Sub-19, Sub-17, Sub-15, Sub-13, Sub-11 e Sub-9

15 de dezembro(quarta): Revezamentos misto Sub-17 e Sub-19

16 de dezembro (quinta): Individual feminina Júnior e Sênior

17 de dezembro (sexta): Individual masculina Júnior e Sênior

18 de dezembro (sábado): Revezamento feminino, masculino e misto Sênior


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro