» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Brasil participa de evento-teste para o Pan

17/06/2011 16h03
CBPM

Pentatletas brasileiros estarão em competição que usará instalações construídas para as provas da modalidade em Guadalajara

A menos de quatro meses para o início dos Jogos Pan-Americanos de 2011, Guadalajara já recebe diversos eventos esportivos que estão sendo usados como preparação para a competição continental. Na próxima semana, de 24 a 26 de junho, é a vez Campeonato Norceca de Pentatlo Moderno chegar à cidade mexicana para que sejam verificadas as condições das arenas da modalidade para o Pan. Os pentatletas William Muinhos e Danilo Fagundes vão representar o Brasil no torneio.

"A competição é oficial para os países da América do Norte e Central. Como é preparatória para os Jogos de outubro, é aberta para atletas da América do Sul", revela Helio Meirelles, presidente da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM).

Depois do Campeonato Sul-Americano, que aconteceu no início do mês no Rio de Janeiro, o Norceca é mais um torneio continental da modalidade que acontece antes do Pan, o mais importante deles neste ano.

Na capital fluminense, os brasileiros que estarão no México na próxima semana passaram por grandes disputas com os argentinos, os chilenos, os equatorianos, os venezuelanos e os panamenhos. O Brasil saiu imbatível da competição da Cidade Maravilhosa, conquistando 18 das 24 medalhas disputadas individualmente. A torcida da família e dos amigos fizeram bem aos pentatletas canarinhos.

William Muinhos foi campeão jovem A e medalha de prata júnior. Ele ainda participou da seletiva do Pentatlo Moderno para Guadalajara, ficando com o quarto lugar geral no masculino do Sul-Americano e o terceiro na seletiva brasileira.

“Poder participar de um evento que vai testar as instalações para o Pan é uma honra. Já tive tempo de repor as energias para uma competição forte e me manter psicologicamente preparado para obter bons resultados”, revela Muinhos.

O atleta, que completa 18 anos em agosto, foi revelado pelo PentaJovem, projeto que a CBPM mantém há pouco mais de dois anos em Recife e no Rio de Janeiro para a formação de novos atletas na modalidade.

Nível elevado agrada

Ao lado de William Muinhos no Campeonato Norceca estará Danilo Fagundes, também descoberta do PentaJovem-RJ. O atleta de 23 anos não se intimida ao ter que passar pelas provas de esgrima, natação, hipismo e o evento combinado de tiro e corrida em um elevado nível de atletas que a competição terá. Muito pelo contrário.

“Eu sempre espero que o nível seja forte, pois só assim saberei minhas reais condições, além de ser mais convidativo competir assim”, destaca Fagundes.

Além de participar da competição, William e Danilo têm a relevante missão de registrar, no México, todos os detalhes das instalações e equipamentos para a orientação do treinamento dos classificados para o Pan: Yane Marques, Priscila Oliveira, Luis Magno e Wagner Romão. Os ateltas permanecem no Brasil, dedicados à última fase de preparação para os Jogos Mundiais Militares, em julho, no Rio.

“A ida de William e Danilo agora para Guadalajara também é, sem dúvidas, uma oportunidade ímpar para o Pentatlo Moderno brasileiro, pois estaremos no palco esportivo mais importante das Américas. Com certeza, a experiência vai acrescentar muito para eles enquanto atletas”, garante Fábio Corrêa, coordenador-técnico do PentaJovem-RJ.


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro