» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Brasil envia seis pentatletas ao Mundial Júnior

15/11/2011 12h44
CBPM

Na Argentina, maior delegação brasileira na história da competição marca retomada do país no torneio depois de cinco anos de ausência

 Eles são jovens, determinados e a partir desta quinta-feira, dia 17, vão competir nas provas de esgrima, natação, hipismo e o evento combinado de tiro e corrida em Buenos Aires. A capital argentina é sede do Campeonato Mundial Júnior de Pentatlo Moderno de 2011. Até segunda-feira, dia 21, cerca de 130 pentatletas vão participar das disputas individuais e dos revezamentos masculino, feminino e misto nas instalações do Colégio Militar de la Nación.

O Brasil estará representado por Amanda Turute, Lucas Santos, Mariana Laporte e William Muinhos, do Rio de Janeiro, e Daniel Velasques e Felipe Nascimento, de Pernambuco. É a maior delegação brasileira na história da disputa. Além disso, o país retorna ao Mundial Júnior depois de cinco anos de ausência, já que esteve representado pela última vez na edição de 2005 do torneio, na Rússia. Na ocasião, somente a pernambucana Yane Marques competia pelo Brasil.

O Mundial da Argentina encerra a temporada de campeonatos mundiais da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) deste ano. A jornada teve início em agosto com a categoria Jovem A, na Turquia. Em setembro, foi a vez dos pentatletas da Sênior mostrar serviço, na Rússia.

Dos brasileiros que vão participar da disputa em Buenos Aires, Felipe Nascimento e William Muinhos estiveram presentes em todos os mundiais da modalidade em 2011. O carioca, inclusive, disputou o Mundial Jovem A no topo do ranking mundial da categoria, terminando em 14º numa disputa com 80 pentatletas.

“Cheguei no Mundial Jovem A como o líder do ranking e senti um pouco a pressão no início, mas consegui me recuperar nas disputas seguintes. Em 2011, estou tendo uma temporada incrível, aonde venho conseguindo melhorar meus resultados pessoais e ganhando mais experiência. Pretendo liderar muitos e muitos rankings ainda”, afirma Muinhos, de 18 anos.

Assim como William, Amanda, Daniel, Lucas, Felipe e Mariana foram revelados no PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém há mais de dois anos no Rio de Janeiro e em Recife para formar novos nomes na modalidade.

Com exceção de Mariana e Daniel, os outros vão enfrentar um desafio a mais na Argentina. É que a categoria Júnior é destinada a atletas de 19 a 21 anos. Como apenas Laporte e Daniel estão nessa faixa etária – ela tem 19 anos e ele 21 -, os quatro demais brasileiros vão competir com atletas mais experientes, acostumados a enfrentar disputas de nível mais elevado. Mas nada disso abala o ânimo da delegação canarinho.

“É sempre bom competir com atletas mais experientes. Assim, nós vemos o quanto a gente desenvolveu em relação a eles. Da nossa parte, os treinos foram bem puxados e com muitos ajustes. Treinamos duro para melhorar detalhes que possam fazer a grande diferença no final da competição”, avalia Lucas Santos, de 17 anos.

Mas a questão da idade é apenas um dos obstáculos a mais para os brasileiros. Por causa também dela (a idade), esses mesmos cinco atletas fazem parte oficialmente da categoria Jovem A (17 de 18 anos), que não tem a prova de hipismo em suas disputas. No entanto, como pensam no seu desenvolvimento no Pentatlo Moderno e já participam de disputas mais competitivas na modalidade, todos já adicionaram o treino de equitação em suas rotinas. Na Argentina, vão mostrar as habilidades necessárias na prova de saltos com o cavalo.

“Como todo atleta, busco sempre o melhor desempenho. Além disso, vou para obter uma maior experiência, já que estarei competindo com atletas mais velhos e que, na sua maioria, praticam Pentatlo há mais tempo do que eu”, destaca Amanda Turute, de 17 anos.

A pentatleta vai encarar seu segundo Mundial este ano, uma vez que esteve na disputa do Jovem A, e sua terceira competição internacional, já que também participou do Campeonato Sul-Americano, em junho passado, no Rio de Janeiro.

Mariana Laporte também vem para sua terceira disputa internacional, iniciada na Primeira Etapa da Copa do Mundo, em fevereiro, nos Estados Unidos. No Sul-Americano do Rio, conquistou cinco medalhas (quatro ouros e um bronze). Mesmo com tanto prestígio, sabe das dificuldades que vai encarar na Argentina.

“Vou competir com os pés no chão. Gostaria de pelo menos chegar à final, já que sei que as meninas vão estar muito bem preparadas”, projeta a pentatleta.

A disputa para os brasileiros e os demais pentatletas na Argentina começa com a semifinal feminina nesta quinta. Sexta-feira, é a vez dos homens encararem sua qualificação. No sábado, acontece a primeira final, entre as mulheres. Já no domingo, eles passam pela grande disputa. O último dia de provas, segunda-feira, está reservado para os revezamentos feminino, masculino e misto.


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro