» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Brasil encerra disputa em Cali 2021 no revezamento misto

País foi representado no evento por Ana Clara Bezerra e Matheus Nobre, que ficaram em quinto

06/12/2021 16h01
Odenir Fonseca

Matheus Nobre e Ana Clarra Bezerra (Divulgação/Cali 2021 e William Lucas/COB)

O Pentatlo Moderno encerrou suas disputas na primeira edição dos Jogos Pan-Americanos Júnior, Cali 2021, com o revezamento misto, no último dia do torneio, neste domingo, 6. O evento reuniu 12 duplas, dentre elas a brasileira, formada por Ana Clara Bezerra, 15, e Matheus Nobre, 20. Os dois ficaram em quinto lugar, depois de somarem 1.383 pontos.

A disputa do revezamento misto começou no sábado, 4, com o ranqueamento da esgrima, no Clube Campestre de Cali, sede do Pentatlo Moderno nos Jogos. Matheus encarou o duelo com a espada momentos depois de conquistar o bronze na disputa individual masculina. Na nova prova, ele e Ana Clara venceram 26 lutas e perderam 18, resultado que foi convertido em 224 pontos.

No domingo, aconteceram as demais provas, começando pela natação. Na piscina, Ana Clara e Matheus nadaram os 200 metros no estilo livre em 2min06s38, que lhes garantiram 298 pontos.

Na esgrima bônus, a dupla brasileira teve uma vitória, somando um ponto na pontuação geral.

No hipismo, eles foram a única dupla que zerou o percurso dos saltos com o cavalo, conquistando a pontuação total da prova, 300 pontos.

Já no laser-run, os brasileiros terminaram as quatro séries de 800 metros de corrida intercaladas com cinco acertos de tiro a laser no alvo em 12min21s, que lhes asseguraram 559 pontos.

Os grandes campeões da prova foram os mexicanos Chaterine Lara, 20, e Lorenzo Rivera, 20, que somaram 1.457 pontos. A prata ficou com os guatemaltecos Andres Anleu, 20, e Paula Franco, 18, que chegaram aos 1.419 pontos; e o bronze com os cubanos Diana Dinza, 19, e Marcos Jimenez, 21, com 1.399 pontos.

México no topo

O México foi o grande campeão do Pentatlo Moderno em Cali 2021, ao ficar em primeiro lugar no quadro geral de medalhas do esporte nos Jogos. O país da América Central conquistou dois ouros e uma prata, totalizando três medalhas ao todo.

Equador ficou em segundo no quadro de medalhas com um ouro, e Argentina em terceiro com uma prata e um bronze.

Guatemala ficou em quarto com uma prata e Brasil e Cuba em quinto, com um bronze cada.

5 dias de provas

Além de Ana Clara e Matheus Nobre, o Pentatlo Moderno brasileiro também esteve representado em Cali 2021 por Marcela Mello, 17, e Matheus Romanelli, que completou 20 anos durante o torneio na sexta-feira, 3.

Marcela e Romanelli encararam uma disputa muito intensa nos eventos individuais, que começaram na quarta-feira, 1. Ambos tiveram que se superar durante todas as provas, já ela que vinha de uma grave lesão no ombro direito e ele de um incômodo que o persegue no calcanhar do pé direito. Mas os dois conseguiram ótimas colocações em suas disputas, com ela ficando em décimo e ele em sexto.

Ainda na disputa individual, Ana Clara ficou no ótimo sétimo lugar, apesar da pouca idade.

Após Cali 2021, Ana Clara, Marcela, Nobre e Romanelli se preparam para enfrentar o próximo desafio, que fecha a temporada, o Campeonato Pan/Sul-Americano, que começa no próximo dia 14, em Magdalena na Argentina. Além deles, a delegação brasileira no torneio do país vizinho terá outros noves pentatletas.

Os quatro brasileiros que competiram na Colômbia tiveram a companhia de Fábio Corrêa e Erick Nascimento, coordenador técnico da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) no Rio e técnico de hipismo do CT da CBPM no Rio, respectivamente.

Todos os quatro pentatleta foram revelados no PentaJovem, projeto que a confederação mantém para a descoberta e formação de novos nomes na modalidade olímpica. Dentre eles, Marcela, Nobre e Romanelli recebem o benefício da Bolsa Atleta, do Ministério da Cidadania. Nobre e Romanelli ainda fazem parte do Programa de Alto Rendimento das Forças Armadas, pela Comissão de Desportos do Exército (CDE).


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro