» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Brasil é bronze na Final da Copa do Mundo

26/05/2012 15h25
CBPM


Na China, Yane Marques sobe pela primeira vez no pódio da modalidade neste ano. Disputa foi a última da brasileira antes dos Jogos Olímpicos de Londres

Neste sábado, 26, Yane Marques levou a bandeira brasileira para o pódio da Final da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno de 2012, na China. Depois de um longo dia de disputas na esgrima, natação, hipismo e no evento combinado de tiro e corrida no país que já se aproxima do domingo, a brasileira conquistou a medalha de bronze ao somar 5.200 pontos.

Em Chengdu, na província de Sichuan, a pentatleta enfrentou as 35 melhores classificadas nas quatro etapas do torneio que aconteceram num curto intervalo de tempo de dois meses. O Brasil de Yane era um dos 23 países representados nas arenas do Centro de Pentatlo Moderno Pierre de Coubertin na disputa de hoje.

O terceiro lugar conquistado fez com que ela ganhasse posições no ranking mundial da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM). Com a nova pontuação, a brasileira deixa o décimo para assumir o sexto lugar da relação.

Na competição, Yane travou um intenso duelo com a lituana Laura Asadauskaite pelas primeiras posições. No final do dia, a vice-campeã da Final da Copa do ano passado se saiu melhor e garantiu o ouro, com 5.312 pontos. A inglesa Heater Fell, prata em Pequim 2008, surpreendeu ao sair da décima colocação no início do combinado para assumir a segunda posição no fim da disputa e ficar com a prata (5.248).

"Eu fiz o meu melhor esgrima hoje e na natação, não nadei muito bem. Na equitação, eu não gostei do meu cavalo, mas ainda assim fui razoável. No combinado, corri muito bem e atirei muito mal, o que normalmente é o oposto pra mim", conta a pentatleta.

Nas cinco provas da modalidade, como de costume, Yane se saiu melhor na natação. A pernambucana fez o segundo melhor tempo dentre todas as atletas, nadando os 200 metros estilo livre em 2min15s59. O ótimo desempenho lhe garantiu 1.176 pontos.

Na esgrima, venceu 23 duelos, resultado que foi o quarto melhor entre as finalistas. Somou 952 pontos na luta com a espada.

No hipismo, a brasileira perdeu pontos por causa de algumas faltas. Com isso, fez a 29ª melhor apresentação no salto com o cavalo, levando 1.096 pontos.

Yane iniciou o combinado na terceira posição de até então e apenas 18s depois de Asadauskaite. No último dos três mil metros da corrida intercalada com os disparos de tiro perdeu posições, chegando a ficar em quinto. Na mesma volta, conseguiu contornar a situação e cruzou a linha de chegada em terceiro, com o tempo de 12min36s80. Conquistou 1.976 pontos na prova.

"Nos últimos 400 metros, eu tive que ir mais rápido para chegar a uma medalha e felizmente foi o suficiente. Agora, preciso manter os treinamentos intensos para as Olimpíadas de Londres", relembra.

O bronze conquistado neste sábado foi o primeiro pódio do ano de Yane. Com a Final da Copa na China, a brasileira acumula a quarta participação no torneio. Na sua estreia, em 2008, em Portugal, conquistou o sétimo lugar. Um ano depois, se tornou vice-campeã da competição no Rio de Janeiro. Em 2011, ficou em 16º na Final de Londres, em evento pré-teste para os Jogos deste ano.

A disputa deste sábado na China foi a última da brasileira antes das Olimpíadas na terra da rainha, que começam em 27 de julho e terão as disputas do Pentatlo Moderno nos últimos dias, 11 e 12 de agosto. A pernambucana usou as competições que participou até agora como treino para os Jogos.

No início de março, a pentatleta esteve na primeira etapa da Copa do Mundo, nos Estados Unidos, onde conquistou o 10º lugar. Uma semana depois, chegou à quinta posição na etapa carioca do torneio. Não participou da terceira qualificação, em abril, na Hungria. Na quarta, poucos dias depois, na Rússia, repetiu o quinto lugar obtido na capital fluminense.

Neste domingo, é a vez dos homens encararem a disputa da Final da Copa do Mundo. Os 36 pentatletas classificados são de 17 países. O Brasil não terá representantes. De todo o continente americano, somente o mexicano Alvaro Sandoval garantiu uma vaga na finalíssima masculina. Rússia, França, Alemanha, Inglaterra, Cazaquistão e Coreia do Sul têm o maior número de atletas, três cada um.

SAIBA MAIS

Yane Marques fica em 5º na Copa da Rússia
Yane Marques fica em 5º na Copa do Rio
Yane Marques fica em 10º na Copa dos Estados Unidos
Yane Marques fica em 16º na Final da Copa do Mundo de 2011

 


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro