» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Brasil conquista prata e bronze no Mundial Militar

Na Polônia, país subiu no pódio na disputa por equipes masculina e no revezamento misto

05/09/2021 20h26
Odenir Fonseca

O Brasil conquistou uma prata e um bronze no Campeonato Mundial de Pentatlo Moderno, que se encerrou neste domingo, 5, em Drzonków, na Polônia, com 60 pentatletas de 11 países. A prata veio no último dia da competição no revezamento misto, com Danilo Fagundes, 33, e Isabela Abreu, 26. O bronze foi garantido na sexta-feira, 3, na disputa por equipes masculina com Danilo, Felipe Nascimento, 28, e Matheus Nobre, 19.

O país não assegurava uma medalha no Mundial Militar da categoria desde 2016. Na ocasião, Yane Marques foi bronze individual e bronze por equipes, juntamente com Larissa Lellys e Priscila Oliveira.

Para chegar à prata na Polônia, Danilo e Isabela fizeram uma prova constante contra as outras sete duplas presentes no evento, conquistando 1.412 pontos. Eles começaram em sétimo na natação, onde asseguraram 302 pontos. Na esgrima, tiveram o quinto melhor desempenho, garantindo 205 pontos. No hipismo, fizeram a sétima melhor apresentação montando Wulkan e Cadozo, onde somaram 274 pontos.

Danilo e Isabela iniciaram o laser-run na sétima colocação geral. Mas eles “voaram” na última prova do dia, cravando o melhor tempo dentre todos os oito competidores, ultrapassando cinco duplas para chegar ao segundo lugar. Os brasileiros terminaram o tiro a laser e a corrida em 11min09s55, conquistando 631 pontos.

O ouro da disputa ficou com os ucranianos Iryna Khokhlova e Denys Pavluk, que chegaram aos 1.425 pontos. Já o bronze foi para os franceses Marie Oteiza e Jean Baptiste Mourcia, com 1.405 pontos.

Bronze

Assim como neste domingo, Danilo também fez um excelente laser-run na disputa individual, que lhe garantiu o bronze no evento por equipes, na sexta. Na ocasião, o brasileiro largou a última prova da disputa na 23ª colocação e “voou baixo” para completar as séries de tiro a laser e corrida no segundo melhor tempo dentre os 34 competidores da ocasião. Ele cravou 11min52s, quando assegurou 640 pontos, somando 1.416 no geral.

O bronze veio juntamente com os resultados de Matheus Nobre, que chegou aos 1.381 pontos, e Felipe Nascimento, que ganhou 1.380 pontos. No total, a equipe brasileira somou 4.177 pontos.

A pontuação individual fez com que Danilo terminasse em décimo na disputa masculina, Nobre em 18º e Felipe em 20º. O Brasil ainda esteve representado no evento por William Muinhos, 28, que ficou em 32º, com 1.331 pontos.

O ouro por equipes entre os homens ficou com os húngaros Bence Demeter, Gergo Bruckmann e Robert Kasza, que somaram 4.284 pontos. A prata foi para os poloneses Lukasz Gutkowski, Jaroslaw Swiderski e Sebastian Stasiak, que chegaram aos 4.026 pontos.

Feminino

Além de Isabela Abreu, o Brasil também teve Stepany Saraiva, 26, competindo pelo Brasil no Mundial da Polônia. As duas participaram juntas do revezamento feminino, que aconteceu na quinta, 2, e da disputa individual, ontem.

No revezamento, Isabela e Stephany ficaram em sexto dentre as sete duplas presentes, depois de somarem 931 pontos. Na prova individual, Stephany foi a 22ª com 1.233 pontos e Isabela a 24ª com 1.230.

O Brasil também teve representantes no revezamento masculino, que abriu a competição, na quarta, 1º. Na ocasião, Felipe e William ficaram em sétimo dentre as 10 duplas do evento, com 1.398 pontos.

Dos sete pentatletas brasileiros que competira na Polônia, Danilo, Felipe, Matheus, William e Stephany foram relevados no PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém para a descoberta e formação de novos nomes na modalidade. Isabela treina no Colégio Militar de Curitiba (CMC).

Todos fazem parte do Programa de Alto Rendimento das Forças Armadas; Danilo, Matheus e Isabela pela Comissão de Desportos do Exército (CDE); Felipe e William pela Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA); e Stephany pela Comissão de Desportos da Marinha (CDM). Eles também recebem o benefício da Bolsa Atleta, do Ministério da Cidadania.

Há um mês, Danilo esteve muito próximo de representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Na qualificação para as Olimpíadas do Japão, o brasileiro chegou aos 78 pontos no ranking que a União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) fez para encerrar o sistema de qualificação, ficando a apenas 10 pontos de garantir a vaga.

BRASILEIROS NO MUNDIAL DA POLÔNIA

Revezamento misto
Prata – Danilo Fagundes e Isabela Abreu

Equipes masculino
Bronze – Danilo Fagundes, Felipe Nascimento e Matheus Nobre

Individual masculino
10 – Danilo Fagundes
18 – Matheus Nobre
20 – Felipe Nascimento
32 – William Muinhos

Individual feminino
22 – Stephany Saraiva
24 – Isabela Abreu

Revezamento feminino
6 – Isabela Abreu e Stephany Saraiva

Revezamento masculino
7 – Felipe Nascimento e William Muinhos


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro