» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Brasil conquista 5ª medalha do Pentatlo no Chile

10/03/2014 17h28
CBPM


No último dia de disputas da modalidade nos Jogos Sul-Americanos Santiago 2014, Felipe Nascimento e Priscila Oliveira garantiram a prata no revezamento misto; o ouro foi para os donos da casa

O Pentatlo Moderno brasileiro se despediu dos Jogos Sul-Americanos Santiago 2014 com medalha. Desde o início das provas da modalidade, no sábado, 8, o país já teve cinco conquistas. A última veio nesta segunda, 10, com o revezamento misto, o derradeiro evento do esporte olímpico na capital chilena. Dentre os 14 pentatletas, divididos em sete duplas, os brasileiros Felipe Nascimento e Priscila Oliveira garantiram a prata depois de somar 1.428 pontos. Os atletas locais Esteban Bustos e Javiera Rosas ficaram com o ouro (1.502) e os irmãos argentinos Emanuel e Ayelen Zapata com o bronze (1.393).

É a segunda medalha dos dois brasileiros. Felipe, com apenas 20 anos de idade, já havia conquistado o ouro na disputa individual masculina neste domingo, 9, e Priscila, 25, o bronze no evento entre as mulheres no sábado. Assim como nas disputas do fim de semana, hoje, os competidores tiveram que passar pela esgrima, natação, hipismo e evento combinado de tiro a laser e corrida na Escola Militar de Santiago, mesmo local que sediou o último Campeonato Sul-Americano, em outubro passado.

“Essa competição foi mais forte do que o Sul-Americano do ano passado. Os competidores estavam mais preparados e apesar de a gente não ter começado hoje com bom desempenho, conseguimos um lugar no pódio. As medalhas são bem merecidas”, destaca Priscila, atual vice-campeã Sul-Americana.

A disputa desta segunda foi liderada quase todo o tempo pelos chilenos. Na esgrima, a dupla local venceu 31 duelos e perdeu cinco, garantindo 286 pontos. Os brasileiros tiveram o segundo desempenho na luta com a espada, após 24 vitórias e 12 derrotas (244).

Na natação, os pernambucanos foram os melhores dentre as sete duplas. Felipe e Priscila terminaram a prova em 2min01s22, somando 337 pontos. Os chilenos só cravaram o quarto tempo, 2min07s25 (319).

No hipismo, Esteban e Javiera voltaram a levar a melhor, terminando o percurso em 1min46 e faturando 276 pontos. Os brasileiros vieram logo depois, fazendo a apresentação em 1min51 (267).

O combinado terminou da maneira que começou, com o Chile em primeiro, Brasil em segundo e Argentina em terceiro. Os campeões cruzaram a linha de chegada 74s a frente de Felipe e Priscila. Os pernambucanos terminaram a prova em 12 min, faturando 580 pontos.

“A dupla chilena jogou muito bem na esgrima e, desde então, abriu uma diferença que manteve ao longo da disputa. São bons corredores e mantiveram a vantagem. Nós não tínhamos como alcancá-los no combinado”, analisa Priscila, 18ª no ranking mundial da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM).

A campanha vitoriosa do Pentatlo Moderno brasileiro nos Jogos Sul-Americano fez com que o país liderasse o quadro geral da modalidade no torneio. Das nove medalhas em jogo, cinco foram conquistadas por brasileiros. O país somou dois ouros (Yane Marques e Felipe, na disputa individual), duas pratas (Danilo Fagundes, no individual; e Felipe e Priscila, no revezamento) e um bronze (Priscila, individual). O Chile ficou com o segundo lugar com um ouro, uma prata e um bronze, totalizando três medalhas. Já a Argentina só conquistou o bronze do evento desta segunda.

Felipe e Priscila foram revelados no centro de treinamento da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) em Pernambuco; ele como uma jovem descoberta do PentaJovem projeto que a CBPM mantém no Rio, na capital pernambucana e em São Paulo para a iniciação e formação de novos nomes da modalidade. Os dois fazem parte do programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte. Ela ainda integra o Porgrama de Alto Rendimento do Exército Brasileiro pela Comissão de Desportos do Exército (CDE) como Terceiro Sargento.

O próximo desafio dos pentatletas brasileiros será a segunda etapa da Copa do Mundo, que acontecerá de 2 a 6 de abril, no Cairo (Egito).


SAIBA MAIS

Brasileiros conquistam 4 medalhas em Santiago 2014
Jogos Sul-Americanos darão vaga para Toronto 2015
UFRJ desenvolve pesquisa inédita com o Pentatlo
Confira o calendário do Pentatlo Moderno para 2014

 


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro