» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Brasil amplia participação em comitês da UIPM

País possuía quatro nomes em comissões da entidade até então; agora, são cinco

11/01/2022 22h00
Odenir Fonseca

O Brasil ampliou sua participação nos comitês da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM). A partir de agora, o país terá cinco nomes nas comissões da federação que regula a modalidade olímpica que reúne a esgrima, natação, hipismo e laser-run (tiro a laser e corrida). Até então, eram quatro.

Os nomes dos brasileiros foram definidos no último Congresso da UIPM, realizado virtualmente no fim de 2021. Dentre eles, estão o do diretor financeiro e o da gerente da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM), Helio Meirelles e Ana Luísa Almeida, respectivamente. Helio foi reeleito como Auditor Honorário e Ana Luísa foi eleita para o Comitê de Assuntos Empresariais.

Os auditores honorários da UIPM são responsáveis pela supervisão financeira da entidade e devem apresentar relatório sobre as contas e as finanças da entidade em sua Assembleia Geral. Já o Comitê de Assuntos Empresariais é responsável por assuntos relacionados a finanças, marketing e mídia da federação.

Comitês Médico e Técnico

Marcelo Gonçalez foi reeleito para o Comitê Técnico, assim como Marco Michelucci foi reeleito para mais um mandato no Comitê Médico.

O Comitê Técnico auxilia a UIPM na elaboração das regras de competição. Ele também é responsável pelos sistemas de qualificação para os Jogos Olímpicos e mundiais.

Já o Comitê Médico é responsável por todas as questões médicas da UIPM, além de supervisionar o cumprimento das regras e políticas da Agência Mundial Antidoping (Wada). É ele quem informa à Secretaria Geral da federação alguma suspeita de doping entre os pentatletas, supervisionando o trabalho de exames antidoping executados pelos comitês Organizadores das principais competições internacionais, como mundiais, copas do Mundo e Jogos Olímpicos.

Comissão de Mulheres

Além de Helio Meirelles, Ana Luísa Almeida, Marco Michelucci e Marcelo Gonçalez, a medalhista olímpica bronze em Londres 2012, Yane Marques, também vai se juntar aos comitês da UIPM. A pernambucana, atual presidente da Comissão de Atletas do Comitê Olímpico do Brasil (COB), foi indicada para a Comissão de Mulheres.

A comissão é uma novidade dentre os comitês da UIPM e é responsável por manter a igualdade de gênero já existente no Pentatlo Moderno mundial. É ela quem aconselha a Assembleia Geral, o Conselho Executivo e a Presidência da UIPM sobre políticas de igualdade de oportunidades para mulheres nas atividades desenvolvidas pela entidade.

BRASILEIROS EM COMITÊS E COMISSÕES DA UIPM

Auditor Honorário: Hélio Meirelles

Assuntos Empresariais: Ana Luísa Almeida

Técnico: Marcelo Gonçalez

Médico: Marco Michelucci

Mulheres: Yane Marques


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro